menu
menu Home  
 
  NOTICIAS recentes

186 equipas na ESC Online Baja TT Montes Alentejanos

fotoCompetições Auto, Moto, Quad e SSV prometem muita animação

Serão quase duas centenas as equipas que de 29 de fevereiro a 3 de março vão disputar a ESC Online Baja TT Montes Alentejanos, jornada de abertura dos campeonatos de todo-o-terreno da FPAK e FMP.

Na competição auto destaque para a presença de três T1 +, duas Toyota e um Mini, com Tiago Reis a apresentar-se na defesa do título conquistado em 2023. Com 17 equipas inscritas, o Grupo T1 apresenta um diversificado leque de máquinas - Ford, Mitsubishi, Volkswagen, Toyota, Nissan, Mercedes e Mini – e pilotos nacionais e estrangeiros que garantem uma enorme competitividade. É, todavia, no Grupo T3 onde se apresentam alguns dos nomes mais sonantes da prova com destaque para o campeão nacional Armindo Araújo, o oito vezes campeão nacional Miguel Barbosa, o muito mediático e também excelente piloto Bernardo Sousa e João Dias, líder da Taça do Mundo de Bajas. Serão 23 equipas maioritariamente em Can-Am, mas onde sobressai a estreia em Portugal do Tauros à máquina que venceu o Dakar.
Também o Grupo T2 apresenta novidades de peso com a entrada em cena de dois impressionantes Toyota Land Cruiser VDJ200. Com 10 equipas, o Grupo T4 recebe o atual campeão nacional SSV, João Monteiro enquanto os Grupos T8 e T9 juntam 11 concorrentes. Novidade absoluta é a participação de um camião T5 que será pilotado por Alexandre Franco.

A competição Moto, com 45 pilotos, volta a ter em destaque António Maio que em 2023 conquistou o seu oitavo título. O piloto alentejano terá como principais adversários Bruno Santos e Martim Ventura, ambos em Husqvarna, que partilharam com o piloto da Yamaha os triunfos nas provas do CNTT no ano passado. Merecem ainda referência na luta pelas primeiras posições diversos pilotos Honda como Gustavo Gaudêncio, Fábio Magalhães, João Duarte, Tomás Dias, Gonçalo e Salvador Amaral, os irmãos Bernardo e David Megre, ambos em Kawasaki, Micael Simão e ainda Bruno Borrego em Sherco e Tiago Santos em AJP.

Entre os 17 Quad, o campeão Luís Fernandes e os jovens Tomás Paulo, Rodrigo Alves e Tiago Ferreira, todos em Yamaha, terão como fortíssimo adversário o ex-campeão João Vale, em Can-Am Renegade XXC.

Com 52 equipas participantes nos SSV o destaque vai para Pedro Santinho Mendes, Hélder Rodrigues, Luís Cidade e Nelson Caxias, todos em Can-Am, pilotos que já saborearam vitórias nos últimos anos. Os seus principais adversários serão Pedro Pinha, Sérgio Baptista, Vasco Martins, Herlander Araújo, Wilson Galo e Pedro Grancha, também eles em Can-Am e ainda Tiago Guerreiro aos comandos de um Polaris PRO R.

A ESC Online Baja TT Montes Alentejanos disputa-se de 29 de fevereiro a 3 de março. O dia 29 de fevereiro está reservado para a realização de um Shakedown num traçado de 4,5 km. A prova arranca desportivamente na sexta-feira, com a disputa de um prólogo com 7,43 km no local habitual, localizado junto do Campo de Tiro na Herdade “Cabeça de Ferro”. Na sexta-feira decorrerá também a apresentação oficial de todos os concorrentes a partir das 20:00 horas no Pódio do evento, que fica localizado no Parque de Feiras e Exposições de Beja, mais conhecido pelo “Parque da Ovibeja”, que este ano promete ser bem mais espetacular que nos anos anteriores.

Em ambos os dias do fim-de-semana, os mais de 180 concorrentes vão ter pela frente a um setor seletivo 140,61 km. A prova terá um total de 359,90 km dos quais 288,65 serão disputados ao cronómetro.
Ver todas »
Magazine TT
 
os nossos PARCEIROS
Aifa   Vida Boémia
Produção Audiovisual
 

Actionmedia

 

Imagens Desportivas

 

FMP

 

X Adventure

 

DakarShoes

  © 2006 A2 comunicação. Todos os direitos reservados