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Não se notou que ia a Solo

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Ricardo Leal dos Santos começou de forma soberba a sua participação no Euromilhões Lisboa Dakar 2007 mas, como “não há bela sem senão”, o piloto português, que participa na prova a Solo, teve uma etapa marcada por um conjunto de peripécias que, a não acontecerem, o poderiam ter colocado numa brilhante posição da classificação geral. Mesmo assim é já o quarto, entre os representantes nacionais, com apenas mais três segundos gastos que Nuno Inocêncio.

“Quando parei numa área de serviço, antes de entrar para o sector selectiv,o com o objectivo de mudar de pneus, vi que tinha uma fuga de óleo. Era o tubo de respiro da caixa de velocidades, que não estava a funcionar devidamente. A primeira dificuldade foi conseguir o óleo para repor já que não estava no carro que me acompanhava. Perdemos imenso tempo e parti para o início do troço consciente de que já estava a penalizar”. Explica Ricardo Leal dos Santos que acrescenta:

“Cheguei seis minutos depois da minha hora e com um grave problema. Não tinha havido tempo para regular a pressão dos pneus e em pisos arenosos, isso era fundamental. Não quis penalizar mais e decidi arriscar. Poderia tê-lo feito entre o controle e a partida, mas os comissários poderiam penalizar-me ainda mais por isso. Mal arranquei, percebi que estava com pouca sorte. Uma pressão que deveria ser de 1.2 estava a 1.9 e o carro estava inguiável. Dei o meu melhor, mas aquilo estava mesmo mal. Parei junto de uns espectadores e pedi-lhes para me esvaziarem um pouco o ar dos pneus. Não ficou brilhante, mas sempre ficou melhor. Tive imensa pena já que adoro conduzir neste tipo de pista e o meu Mitsubishi é muito bom nestas condições. Com o passar dos quilómetros fui-me apercebendo que a pista estava muito danificada e que já havia muitos concorrentes em sérias dificuldades. Entretanto, a minha dose de pouca sorte ainda não tinha acabado, já que parti uma transmissão ao km 70 e tive que fazer o resto do percurso, em apenas duas rodas motrizes. No final, o resultado ainda acabou por ser o melhor do dia”, salienta o piloto do Cetelem Desert Team.

Classificação da 1ª etapa:

1º Carlos Sousa/Andreas Shultz (VW), em 1h20m38s; 2º G. Villiers/Zitzewitz (VW), a 2m31; 3º C.Sainz/M.Perin (VW), a 2m38s; …44º Ricardo Leal dos Santos (Mitsubishi Pajero DiD), a 26m24s. (190 concorrentes à partida)
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