menu
menu Home  
 
  NOTICIAS recentes

Projecto inédito de preocupação ambiental

foto

Prolama em competição  CarbonoZero®

As actividades humanas libertam para a atmosfera gases com efeito de estufa, o mais importante dos quais é o dióxido de carbono (CO2). O aumento dos níveis destes gases está a afectar o clima e as previsões apontam para que esses efeitos sejam cada vez mais sensíveis.

A estabilização das concentrações atmosféricas dos gases com efeito de estufa exige um esforço concertado de governos, empresas e indivíduos, que passa pelo aumento da eficiência energética, pela utilização de tecnologias mais limpas e por alterações de comportamentos, no sentido de uma utilização mais racional da energia.

CarbonoZero® é uma marca registada da E.Value, S.A. e visa trazer, de uma forma intuitiva e inovadora, esta questão para a esfera de entidades cujas emissões não estão sujeitas a regulamentação, quer sejam cidadãos ou empresas. CarbonoZero parte da quantificação de emissões de gases com efeito de estufa, expressas em dióxido de carbono equivalente (CO2e), associadas às actividades de indivíduos e empresas, e permite a respectiva compensação através do co-financiamento de projectos que sequestram (floresta) ou evitam (tecnologia) emissões em quantidade equivalente.

A equipa Prolama, uma das mais importantes estruturas nacionais ligadas às competições de Todo o Terreno, iniciou em 2010 o seu programa CarbonoZero. Com este projecto inédito, a equipa assume uma clara preocupação ambiental que vem, aliás, na linha de outras iniciativas de responsabilidade social anteriormente evidenciadas pelos responsáveis deste projecto.

A coincidência de o recente Rali TT Estoril Portimão Marrakech se ter iniciado no Dia Mundial do Ambiente, ajudou a reforçar o programa Prolama Green Team que visa reduzir e compensar a pegada carbónica da sua participação nas provas do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno.

Em parceria com a E. Value (responsável por inúmeros programas nesta área entre os quais se encontram o Correio Verde dos CTT e o Rock In Rio), a equipa Prolama irá ver contabilizadas as emissões inevitáveis associadas à participação desportiva dos 3 carros Isuzu que disputam o campeonato, sendo que os créditos de carbono adquiridos vão ser utilizados na reflorestação e preservação da Tapada Militar de Mafra.

“Temos consciência de que não podemos viver neste mundo alheios a tudo o que nos rodeia. Tentamos envolver o nosso projecto na sociedade tendo em conta algumas das maiores preocupações actuais. Quando a Prolama iniciou a actividade em 2000 alertamos para a necessidade de conduzir de forma segura, utilizando o slogan “… se conduzir, não beba…”.   Em 2004 com o título de Campeão Nacional desenvolvemos uma campanha de Prevenção Rodoviária sob o lema “Ser campeão é cumprir o código da estrada”. A partir daí têm sido muitas as acções que a equipa dedica a visitar escolas onde transmitimos às crianças as regras básicas de segurança rodoviária”, explica Rui Sousa piloto que, em 2008, alcançou o título mundial de Bajas. O piloto acrescenta ainda que “a equipa decidiu comemorar os 10 anos do projecto Prolama criando os mecanismos necessários para reduzir e compensar as emissões de gases com efeito de estufa aderindo ao conceito Carbono Zero”.

O projecto Prolama Green Team, envolve a dupla Rui Sousa/Carlos Silva numa Isuzu D-Max habitualmente candidata às primeiras posições das competições nacionais e internacionais em que participa e ainda a Isuzu D-Max da dupla Edgar Condenso/Nuno Silva e a Isuzu Rodeo pilotada por Afonso Baptista, navegado por José Manuel Marques.

Rui Sousa que é um dos mais destacados pilotos nacionais de todo o terreno, foi Campeão Nacional em 2004 alcançou em 2008 o título mundial. Faz equipa com Carlos Silva desde 1994 e os dois fundaram há dez anos o projecto Prolama.

« Voltar
os nossos CLIENTES
a sua NEWSLETTER
  © 2006 A2 comunicação. Todos os direitos reservados