menu
spacer
menu Home  
 
  NOTICIAS recentes

Nacional de TT na Serra Algarvia

foto

Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno
Baja Terras de Alcoutim
31 de Maio e 1 de Junho

• Mário Patrão, Beto Borrego e Nuno Tavares na liderança
• Internacional Ruben Faria marca presença
• Competição Buggy/UTV promete muita animação

Campeões lideram classificação Moto, Quad e Buggy/UTV de 2014
Com base em Alcoutim terá este fim-de-semana lugar a terceira jornada do campeonato promovido pela Federação de Motociclismo de Portugal. A Baja Terras de Alcoutim irá arrancar com os três campeões nacionais na liderança das respetivas disciplinas: Mário Patrão (Motos), Beto Borrego (Quads) e Nuno Tavares (Buggy/UTV) são por isso os pilotos que estarão na linha de mira dos seus mais diretos adversários. Na prova do ano passado nenhum dos três triunfou nesta jornada algarvia, que teve como vencedores António Maio (Motos), André Mendes (Quads) e João Lopes (Buggy/UTV).

João Lopes recordista de vitórias no Algarve
A vitória então alcançada por João Lopes foi o seu sexto triunfo na prova algarvia, um recorde absoluto de entre todas as disciplinas do TT. O seu primeiro sucesso remonta a 2004, tendo sido repetido em 2006, 2007, 2010 e 2011, sempre em Quad e apenas no ano passado aos comandos de um UTV Polaris.
Também no ano passado a vitória de André Mendes nos Quads ficou para a história, pois quebrou um ciclo de 11 vitórias consecutivas de Beto Borrego. O piloto de Castelo Branco é todavia uma das ausências na competição Quad que regista a sua mais diminuta lista de inscritos de sempre, com apenas 13 concorrentes.

Duelo renovado Patrão vs Maio nas duas rodas
Numa temporada em que, nas duas rodas, o duelo Patrão vs Maio, tem estado condicionado pelas quedas e limitações físicas do piloto da Yamaha, tudo indica que, ultrapassada essa fase, este duelo vai ser o foco das atenções da prova algarvia nesta disciplina.
Na Classe TT1, Sebastian Buhler (Yamaha) e o atual campeão Domingos Santos (Damotor) venceram as duas provas já disputadas com David Megre (KTM) a ser terceiro em ambas. Na Classe TT2, Mário Patrão lidera sem grande oposição, depois de Maio ter falhado uma prova mas nesta corrida contará ainda com o regresso do piloto oficial da KTM,  Ruben Faria, a “jogar em casa”. Na Classe TT3 o domínio tem pertencido a Fausto Moto (KTM) que terá como mais direto adversário o piloto de Alcoutim, Luís Teixeira (Yamaha) e ainda o também algarvio Pedro Afonso (KTM).

Beto Borrego domina nos Quad
Entre os Quad, Beto Borrego deverá continuar a dar espetáculo sem ter rival direto. Com André Mendes ausente e Ricardo Carvalho, que terminou em 2º nas duas provas já disputadas, lesionado, resta saber o que poderão fazer pilotos como Rui Cascalho, 3º na Ferraria, o campeão Stock Luís Engeitado e a jovem promessa Bruno Ferreira. Nesta disciplina está de regresso André Carita, o piloto alentejano que no final do ano venceu a Baja 500 Portalegre.

Nos Buggy/UTV são muitos os candidatos à vitória
Com uma excelente lista de 25 inscritos na competição destinada aos Buggy/UTV, são muitos os candidatos à vitória e são várias as novidades. Com o campeão Nuno Tavares a ter triunfado na prova inaugural, João Dias vencedor em Reguengos e João Lopes a querer repetir o sucesso de 2013, está encontrado o trio dos mais destacados candidatos à vitória. A estes três pilotos Polaris juntam-se os irmãos espanhóis Viñaras que estiveram ausentes em Reguengos, Jorge Monteiro que passa do CanAm para um Polaris 1000 e temos de uma assentada mais três sérios candidatos ao triunfo.
Se os UTV têm dominado à geral, é todavia importante salientar a enorme evolução na Classe Buggy onde o destaque vai para António Ferreira (Rage) e António Estevão ( Xintiam Ciclone) que venceram as duas corridas até à data disputadas.  Mas a prova algarvia conta ainda com os Rage Conet R de Bruno Martins e Pedro Perino, enquanto Pedro Santinho Mendes irá competir no JB 1300 Hayabusa estreado em Reguengos.

Filho de Filipe Campos estreia-se no TT
No que às novidades diz respeito a prova algarvia marcará a estreia de Tomás Vieira de Campos, filho de Filipe Campos, que irá competir aos comandos de um Polaris 900 tendo como navegador João Pedro Pais, piloto que já venceu do Desafio Mazda. Também se estreia Miguel Jordão, enquanto Pedro Antunes deixa o Articat para passar a competir de Polaris. De regresso às competições está Sérgio Silva piloto que já por diversas vezes venceu nesta disciplina. De destacar, como sempre, a presença feminina com duas equipa lideradas por Rita Oliveira e Dorothee Ferreira.

A Baja Terras de Alcoutim inicia-se com um prólogo de 7350 metros de extensão, a disputar na tarde de Sábado dia 31 de Maio. Motos e Quads farão apenas uma passagem, enquanto os Buggy/UTV farão duas. No dia seguinte os concorrentes Moto e Quad irão enfrentar, a partir das 8 horas da manhã, um troço único com 224,34 km de extensão, cuja partida será dada no Pereiro, a cerca de 15 km de Alcoutim e a chegada terá lugar em Martim Longo. Para os Buggy/UTV, que arrancam quando as primeiras motos já tiverem chegado, está previsto um troço único com 194,75 km de extensão, cuja partida e chegada terá lugar em Martim Longo.

« Voltar
os nossos CLIENTES
a sua NEWSLETTER
  © 2006 A2 comunicação. Todos os direitos reservados